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COMO ENTRAR EM FORMA APÓS TER FILHO

quinta, 05 de maio de 2022 às 10:30:00

Para se ter um filho  o corpo da mulher se modifica naturalmente, não se tratando apenas de aumento de peso, mas também uma reestruturação corporal para que a mulher possa trazer uma vida ao mundo. Após a gestação, é válido que as mulheres busquem perder o peso extra que ganhou durante a gravidez e recuperar a boa forma física, focando em sua saúde.

Mas por onde começar? Aqui neste artigo vamos mostrar o melhor caminho para as mamães que querem voltar a ficar em forma e cuidar mais da saúde:

Primeiro ponto importante a se ressaltar, é que não existe uma receita milagrosa nesse processo. Os resultados virão com muita dedicação e persistência. É importante também consultar um médico especialista na área para que possa lhe orientar nesta trajetória.

 

1-    Investir em uma alimentação saudável

Assim como as mamães investem em uma alimentação saudável e rica em nutrientes para seus bebês, é importante não esquecerem de si mesmas e também se alimentarem adequadamente. Para àquelas que passaram pelo processo de parto cesariana, é muito importante ingerir alimentos que auxiliam na cicatrização, sendo ricos em vitamina K, vitamina E, e minerais. Segundo a nutricionista Tatiana Zanin (2020) é recomendado que a mulher no período de pós parto dê preferência a alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, já que são ricos em nutrientes e ajudam a manter a saúde do intestino. “Além disso, é importante priorizar a ingestão de alimentos antioxidantes, como cenoura, amora, tomate, rúcula, limão ou laranja, que ajudam na prevenção de inflamações que podem ocorrer após o parto.” Informa a nutricionista.

 

2- Evite alimentos gordurosos 

Alimentos com muita gordura devem ser evitados nesse momento, pelo fato de dificultarem o processo de cicatrização, aumento do colesterol e auxiliar no ganho de peso (que é o objetivo contrário). Opte por carnes de corte magro, como peixes e carnes brancas que são ricos em ômega 3, auxiliando no combate de doenças cardíacas.  

 

2-    Praticar exercícios físicos regularmente

A prática de atividade física após o parto também é essencial para ajudar a mulher a entrar em forma e perder peso, porém é importante aguardar a liberação do médico, o que normalmente acontece cerca de 6 semanas após o parto. Seguir uma rotina de exercícios físicos neste momento pode parecer complicado, principalmente por demandar bastante tempo e energia atendendo às necessidades do recém-nascido. Contudo, neste momento, o foco não deve ser a duração ou intensidade, mas sim a qualidade dos treinos. Podem ser feitos exercícios simples como agachamentos, abdominais, prancha ou até mesmo uma caminhada com o carrinho do bebê. 15 a 20 minutos diários desses exercícios já farão a diferença.

 

3-    Beber bastante água

A ingestão de água nessa fase é fundamental tanto para a recuperação do corpo como para a amamentação. A hidratação vai ajudar no bom funcionamento do intestino e na formação do leite materno. A recomendação é entre 2 a 3 litros por dia para manter um bom funcionamento do organismo.

 

Vale ressaltar que, os resultados são gradativos e irão depender da dedicação e esforço de cada uma, assim como também o formato do corpo e limites. É importante procurar orientação de um profissional na área para auxiliar mais precisamente cada caso. Logo após o parto é natural que a mulher já perca entre 3 a 4 kg e nas 6 semanas seguintes ao parto, tende a perder mais 1,5 a 3 Kg de peso corporal, referente aos líquidos que se acumularam no corpo durante a gestação. Por isso, ter paciência nesse processo é importante, pois é possível sim voltar à forma após ter filho. 


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